sexta-feira, 7 de setembro de 2007

NOTÍCIAS

Aqui postaremos todas as notícias importantes sobre nutrição. Atualizem-se:

Coleta de dados de pesquisa nacional coordenada pela ASBRAN termina em mais de mil escolas do país. (www.asbran.com.br)

Mais de 1.100 escolas públicas e filantrópicas, atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar, receberam entre abril e agosto deste ano a visita de entrevistadores da Pesquisa Nacional do Consumo Alimentar e Perfil Nutricional de Escolares, Modelos de Gestão e de Controle Social do PNAE, coordenada pela ASBRAN. O trabalho de coleta de dados foi concluído em campo no início de agosto, mas desde julho os questionários vêm sendo avaliados pela equipe de pesquisadores convidados e co- executores do projeto: Universidades Federais de Pernambuco e do Paraná, o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE) e a União Social Camiliana/Centro Universitário São Camilo.
Segundo Andrea Polo Galante, coordenadora do projeto, mais de 700 cidades foram visitadas. Entretanto, o estudo concentrou-se em 697 municípios, pouco mais do objetivo inicial, que era 690. O número total de escolas - 1116 - também ultrapassou a meta planejada que era de 1080.
"Desde o início, assumimos este grande desafio não só por tratar-se de um estudo pioneiro, mas também porque precisamos fazer valer um dos nossos próprios objetivos, parte do estatuto de nossa instituição, que é o de apoiar e realizar pesquisas, projetos, programas e divulgações do interesse da Alimentação e Nutrição", disse.
Segundo Andrea, a ASBRAN está cumprindo sua missão, saindo do papel para a prática. "Estar à frente desta pesquisa que exige um trabalho imenso e esforço conjunto é uma vitória e, sem dúvida, marcará a memória da ASBRAN", completou Andrea.
Além de avaliar o programa nacional e o estado nutricional de escolares, a Pesquisa Nacional do Consumo Alimentar e Perfil Nutricional de Escolares, Modelos de Gestão e de Controle Social do PNAE vai apontar ainda aspectos que envolvem a estrutura física das escolas e a atuação dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAEs).
Os dados preliminares serão anunciados neste segundo semestre.

Reportagem do Jornal Folha de São Paulo. 27 março de 2007.
Pesquisa vai mapear a qualidade da merenda
Cláudia Collucci

Uma pesquisa nacional vai mapear a qualidade da merenda nas escolas públicas brasileiras e verificar como anda o estado nutricional dos alunos. O trabalho, inédito no país, começa no próximo dia 2, custará R$ 3 milhões e será financiado pelo governo federal.
A idéia é que o estudo avalie o Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar), criado na década de 50, e aponte alternativas, se necessário, para adequar a merenda aos padrões recomendados hoje para reduzir as doenças ligadas à obesidade, cada vez mais freqüente entre crianças e adolescentes.
Há dois anos, uma pesquisa feita em São Paulo com 8.020 estudantes de 10 a 15 anos revelou que 16% estão na faixa de sobrepeso e 10% são obesos. O trabalho mostrou que a combinação entre a má alimentação e a pouca atividade física seria a principal causa de obesidade, que expõe crianças e adolescentes a problemas como hipertensão e diabetes tipo 2.
Nos próximos dois meses, serão entrevistados 21,6 mil estudantes do ensino fundamental de 690 municípios brasileiros. A pesquisa vai ouvir também merendeiras, professores e diretores de escolas federais, estaduais e municipais, públicas e filantrópicas.
De acordo com os organizadores do estudo, será realizada uma análise dos cardápios, da sua aceitabilidade pelos alunos e da adequação do consumo dos produtos em relação às necessidades nutricionais.

Estado nutricional
As crianças também vão passar por um diagnóstico do estado nutricional e será avaliado o aspecto da segurança alimentar -diz respeito ao controle do alimento, à infra-estrutura e às condições higiênicas do local de produção e a distribuição dos alimentos escolares.
"É importante avaliar o programa de alimentação escolar e se as recomendações nutricionais estão sendo cumpridas, com cardápios equilibrados em energia, proteínas, lipídios, vitaminas e sais minerais, bem como o estado nutricional desses escolares", disse a presidente da Asbran (Associação Brasileira de Nutrição), a professora Andrea Polo Galante, que vai coordenar a pesquisa.
Financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o projeto envolve ações de várias instituições, como os ministérios de Ciência e Tecnologia, da Educação e da Saúde, o Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), o Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) e universidades.
O Pnae é o maior e mais antigo programa de alimentação e nutrição do Brasil, mas nunca passou por uma avaliação. Seus recursos são repassados diretamente aos Estados, Distrito Federal e municípios. Em 2005, os investimentos atingiram cerca de R$ 1,3 bilhão.

Um comentário:

Anônimo disse...

I was recommended this blog by my cousin. I'm not sure whether this post is written by him as no one else know such detailed about my difficulty. You're incredible!
Thanks!

Here is my webpage ... Comprar Câmera Digital
my web page: http://9hotties.com/